Informática - Matemática - Física

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Cálculo com Ângulos - continuação

Depois de contada toda a história sobre o sistema sexagesimal, seu uso atual, seu uso nas antigas sociedades cabe ao professor auxiliar o aluno a fixar o conteúdo em sua cabeça. Para isso há diversas formas de se trabalhar.
Uma muito boa e um tanto quanto moderna é conciliar a Geografia de 6º ano com a Matemática de 9º.
Como?
Ai vai a metodologia para o termino da incersão dos cálculos com ângulos.
http://trekking.marionery.com/2009/09/15/orientacao-com-bussola-e-mapa-parte-1/

Talvez seja interessante que cada aluno tenha um transferidor para auxiliar na atividade.
* Colocar todos os alunos de frente para o norte.
__Obviamente eles deverão chegar a um concenso de pra que lado da sala - ou do pátio, caso a atividade seja feita ao ar livre - é o norte.
* Pedir que virem 360º.
__Sempre no sentido mesmo sentido. Na imagem para a direita.
* Pedir que virem 180º.
* Pedir que virem 90º e mais 90º em seguida.
__Fazer com que observem que estão novamente virados para o norte. E mostrar que 180º+90º+90º=360º. Ou que 1/2 de volta, + 2/4 de volta = 1/1 volta.
* Pedir que virem 90° e em seguida 45º.
__Lembrar que 45 é a metade de 90.
* Pedir que virem 3 vezes 45º.
* Pedir que virem 22º30'.
__Lembrar que 22º30' é a metade de 45º.
* Pedir que virem outra vez 22º30'.
* Pedir para calcular o quanto falta para completarem a volta.
* Explicar sobre Ângulo Complementar e Ângulo Suplementar.
* Pedir para calcularem o ângulo suplementar e complementar de alguns ângulos.

A esta altura eles já terão entendido o porquê de serem 360º a volta; já terão um bom entendimento de como se calcula ângulos. Além de ser uma aula longe do quadro, o que por si só já é algo atraente para o aluno.
Pode-se perfeitamente começar a trabalhar com Ângulos de Figuruas Geométricas: Triângulos, Quadriláteros, Pentágonos, Hexagonos...

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