Informática - Matemática - Física

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Matemática e Futebol!

A noite desta quarta-feira foi muito produtiva por dois motivos especiais:
Primeiro: a palestra da colega Prof.ª Simone Mumbach; e
Segundo: Meu Grêmio venceu.

Futebol é uma paixão nacional, todos sabem ao menos chutar uma bola. Aliás, não só nacional, é o esporte mais praticado do mundo segundo a Unicamp (fonte).
Mas como o professor poderia utilizar esta paixão para ajudar em sala de aula?
Simples!
Várias coisas podem ser feitas com o uso de esportes como o futebol!
Por exemplo a introdução do conteúdo de Equações.
Equações.
Ao invés de usar a balança para medir coisas que somam-se iguais em ambos os pratos da equação (ou lados da igualdade), podemos utilizar uma tabela de campeonato.
Como?
Na 19ª rodada do Campeonato Brasileiro (de Futebol Masculino de Equipes...) o Grêmio enfrentou o Guarani no Estádio Olímpico em Porto Alegre. Vencendo por 1 a 0.
Recebendo 3 pontos.
O Fluminense, por sua vez está com 37 pontos, na ponta da tabela, enquanto o Grêmio subiu para a 16ª posição, saindo da Zona de Rebaixamento.
Digamos que para o Grêmio estar na Zona de Classificados para a Copa Libertadores da América, ele precisa ter ao menos 64 pontos.
Estando o Grêmio agora, na 19ª rodada, com 19 pontos. Quantos pontos ele precisa ganhar para entrar na Zona de Libertadores?
Equação pura!
Sendo X o número de pontos que ele precisa ganhar.
19 + x = 64 (19 é o que ele tem, 64 quanto precisa)

19 + x = 64
19 + x - 19 = 64 - 19
x = 45
O Grêmio precisa ganhar mais 45 pontos para estar na Zona da Libertadores!
Pode-se usar outros times piores para isso, como o Colorado, ou outro qualquer, pode-se usar, inclusive, outro esporte, vai da capacidade criativa de cada professor elaborar exercícios e introduções diferenciadas e que estejam de acordo com o dia a dia do aluno, com o que ele gosta e o que ele vive.

Nenhum comentário:

Postar um comentário